SEI Bahia Municípios vai levar tramitação eletrônica a Itaju do Colônia

30/04/2024

Itaju do Colônia, no sudoeste baiano,  é a mais nova localidade do Estado a aderir ao SEI Bahia Municípios, projeto do governo estadual, com apoio do Ministério da Gestão e Inovação, que tem como objetivo disseminar em todo o Estado o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), um software de tramitação eletrônica reconhecido nacionalmente como solução eficaz para a eliminação do uso do papel nas administrações públicas.   
 

A implantação do projeto está prevista em um termo de apoio na área de transformação digital assinado entre o prefeito de Itaju do Colônia, Djalma Orrico, e o secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes. Com a assinatura, já são quatro as prefeituras baianas a aderirem ao projeto. As outras três são Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador,  Aratuípe, no Recôncavo Baiano, e Amargosa, no centro-sul.
 

“Não tive dúvidas em aderir ao SEI Bahia Municípios: estou certo de que este sistema vai trazer muito mais agilidade para o trâmite dos processos na nossa prefeitura, que atualmente ainda é feito todo por meio de papel”, festeja o prefeito Djalma Orrico. 
 

Para o diretor de Inovação e Gestão de Projetos de TIC da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), Anderson Prazeres, levar o SEI Bahia aos municípios baianos é o principal pilar de transformação digital para as prefeituras do Estado.  “A troca de suporte do papel para o eletrônico transforma as instituições por dentro, trazendo benefícios como legalidade, transparência, moralidade, economia e eficiência da máquina pública”, argumenta o diretor.
 

Economia - Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI foi adotado em 2017 pelo Poder Executivo Estadual. Desde então, a solução já permitiu ao governo baiano uma economia direta de mais de R$ 187 milhões, além de proporcionar a preservação de 46,8 mil árvores com a redução no consumo de papel. 
 

Agora, a expectativa é de que as equipes do Estado possam transferir a expertise obtida com a implantação do sistema para as administrações municipais. Além disso, a cooperação com o Ministério da Gestão e Inovação irá permitir que o governo estadual possa gerir as cessões de uso do sistema e a transferência de códigos fontes para os municípios. Para completar, uma parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) vai viabilizar a infraestrutura para implantação do software, com serviços na área de suporte e hospedagem de dados.